terça-feira, 22 de maio de 2012

Ciência e Religião

     Frequentemente vejo pessoas discutindo sobre religião. Algumas delas criticam a Igreja Católica, outras defendem-na, alguns criticam todas as religiões com base em fatos científicos, outros tomam partido a favor das mesmas. Às vezes, pergunto-me se as pessoas se dão ao trabalho de ler um pouco sobre a história do mundo antes de criticar algo negativo ou positivamente, ainda mais quando a discussão se trata de assuntos seculares. É claro que alguém pode ter uma opinião sem esse prévio estudo, construída em cima de observações e, em certa medida, de subjetivismo, mas a argumentação será muito mais intensa se pararmos para ler um pouco mais sobre os assuntos.
    Na verdade, não acredito que uma discussão sobre religião seja válida, a não ser que se tenha o intuito de aprender, pois quando não podemos comprovar algo, não há certo ou errado; aliás, acho que nem o certo e o errado existem como certas pessoas acreditam, é só uma questão convencional, cultural e tradicional. Contudo, preciso dizer-lhes a premissa que me veio à cabeça e me fez escrever esse texto: a ciência é tão falha quanto a religião. Alguns de vocês nesse momento, imagino eu, estão balançando a cabeça negativamente e fazendo cara feia, mas que tal parar para refletir comigo nessas próximas linhas?
     Nenhum homem é imortal, não que se tenha provado até hoje, como ver alguém que nunca envelhece. Logo, a primeira falha que apresentarei a vocês será exatamente a que diz respeito à História do mundo. Ninguém vive para contar a história do mundo para todos e perpetuar a verdade para sempre, logo, dependemos de documentos escritos e da virtude do homem para que possamos saber o que aconteceu, por exemplo, há trezentos anos. Se uma história que contamos para alguém hoje em dia pode ser espalhada como fofoca e tem seu conteúdo totalmente distorcido, será que a distorção de detalhes históricos por milênios não ocorreu? Será que todos foram virtuosos ao descrever os acontecimentos a que assistiram? Não temos como afirmar que sim, nem que não.
    A primeira contra argumentação, e talvez você esteja pensando nisso, que o último parágrafo traria seria: Mas, e os vestígios, as provas de que pessoas, guerreiros, realmente existiram, e as construções, como as pirâmides? Só posso afirmar que algumas coisas podem ser verdade, como há o reflexo da sociedade de hoje, que para chegar onde chegou, provavelmente teve antecedentes, mas não podemos ter total certeza disso, e muito menos dos detalhes. Costumo pensar que a ciência, como comprovadora de fatos, tende à manipulação de resultados, mesmo que sem intuito, para que se consiga provar algo; mas, novamente, afirmo que essa "manipulação" pode ser inconsciente, palavra que não gosto muito de usar, mas é como se o resultado tendesse ao que o cientista quer ver.
    Antes que alguém critique meu texto dizendo que sou a favor da religião ou que não gosto da ciência, deixo claro que admiro a ciência, pois sei que muitos resultados são frutos de longos trabalhos e sinto-me honrada por conviver com pessoas inteligentes como vemos hoje. Só uma observação, pois pensei exatamente o seguinte agora: Onde a ciência quer chegar? Por que a ciência quer curar coisas que as consequências do avanço tecnológico cria? Não é hipócrita? Mas, se formos discutir isso, entraríamos em outra questão, a do capitalismo, e prefiro deixar essa discussão para outro momento, pois estou farta, no momento, e sempre estarei, de pessoas que só buscam o lucro na vida.
   Bom, acho que uma parte da minha assertiva já está bem argumentada, agora falta dizer o porquê da religião ser falha, mas não farei isso com base na ciência, pois, se usei a ciência para explicar ela mesma, também usarei a metalinguagem para explicar o caso da religião, mas com ênfase na Igreja Católica. Na verdade, vou relatar aqui só o dualismo entre a Igreja Católica e a Ciência, então, argumentarei só com base nela.
   Como usarei a metalinguagem, não vou suar argumentos batidos sobre a história da Igreja Católica, que é realmente tensa e mostra o interesse político e social de uma classe. Além disso, dizem que a Igreja agora é reestruturada, que, com o tempo, ela foi mudando; como não conheço as estruturas religiosas atuais, mas frequentei algumas recentes missas, pois meus pais se alegram com a minha presença em tais cultos, usarei argumentos somente relativos aos ensinamentos que a religião católica prega.
    Talvez eu não precise me esforçar tanto para este segundo e último argumento da assertiva primordial. Desde que me conheço como gente que vai à missa, aprendi que existem dois ensinamentos que são essenciais para quem quer viver de acordo com a prática do bem, e segui-los, ou tentar, é estar vivendo dentro dos preceitos de Deus. Tais ensinamentos, que estão expostos no segundo testamento, nem sempre são seguidos pelos próprios eclesiásticos, e não preciso listar casos comprovados, ou seja, confessados, ou pegos no ato, de atitudes assim vindas de membros da Igreja Católica. Não quero provar que a religião católica é ineficiente, pois ela não deve pagar pela falha humana, mas ela também foi construída por homens, homens virtuosos e, certamente, havia a parcela dos homens desvirtuados nesse meio, ou talvez fossem estes maioria; isso é o que nunca poderemos saber.
   Mas, diante de tudo isso, ao invés de querermos que a existência da Ciência exclua a Religião e vice-versa, podemos tentar olhar o lado bom de cada um desses ramos tão iguais de alguma maneira... A Ciência busca a salvação de vidas pela cura de doenças, que podem ter sido causadas pelas mudanças decorrentes da evolução capitalista, que também diz respeito a outro ramo da Ciência, mas ela faz sua parte, além de outros setores científicos; já a Religião tenta salvar as pessoas pela fé. A fé não está ligada somente à religião, acreditar em um Deus não é estar ligado a uma religião, mas acho que esta é essencial para o ensinar da fé, para dar a base para quem quiser escolher entre ser ateu, agnóstico ou ainda um religioso ou um adepto de alguma religião. A religião, de certa forma, mostra-nos que devemos respeitar os outros, o que é essencial para a vida humana. Contudo, vocês devem estar se perguntando: mas como uma religião salva a vida de alguém? Bom, vejo que as pessoas que querem mudar, que querem entender o que é ter bom senso, também podem procurar ajudar em algumas doutrinas religiosas, pois alguns preceitos, e digo mais pela religião que conheço, e pelo pouco conhecimento de algumas outras, quando seguidos verdadeiramente ou entendidos, podem fazer a diferença.
   Particularmente, prefiro a Filosofia, pois ela simplesmente é, e não pretende ser mais que falha.

Nenhum comentário: