sábado, 7 de setembro de 2013

Carta a um amigo

Hoje é um dia qualquer para muitos, qualquer outro sábado que eu passaria completamente sorridente, mas, de repente, tudo ficou sem cor. Sei que você precisava construir sua ponte para fazer sua passagem, mas
daí roubar todas as cores do mundo até completá-la? Quando você já tiver no céu e achar seu espacinho de aconchego, por favor, devolva as cores pra mim, mesmo que um pouco desgastadas; se quiser me fazer uma visita antes de chegar ao destino, vou preparar a última água suja para lhe servir... Acho que é a primeira vez que peço a uma alma que me visite com uma harmoniosa satisfação! Sabe, quero achar os seus sinais em barulhos e piscadas estranhas de luz, quero que apareça de barba não feita na minha frente, com um cigarro na orelha, e com a gesticulação que só você sabia fazer, com um leve arrebitar das sobrancelhas, querendo dizer: e aí, como estamos? Meu arrependimento foi não ter lhe chamado para ir ao show do Chico; meu tesouro material, meu cordão que certamente não tirarei para toda a vida; meu tesouro verdadeiro, tudo que me ensinou com a paciência e sabedoria que tinha, toda a confiança e amor que me passou com as olhadelas, a boca torta de reprovação ou aprovação disfarçada. Um último comentário, foi-se em um feriado, mas não um qualquer, o da Independência do Brasil, chega a ser engraçado para um historiador. Sabe, se soubesse que o tempo seria curto assim, e que você não estaria comigo pela tortuosa caminhada que ainda está por vir, teria lhe chamado algumas vezes para beber um chopp, teria aproveitado o show do Chico que teve, já que não há muitos agora, teria feito tanta coisa mais com você... Mas, mesmo assim, sempre lembrarei de você quando olhar o verde do mundo, ou o jardim daqui de casa, quando passarinhos cantarem pela manhã, quando passar pela praça, ir na padaria, jogar carta, comer pão... Sempre lembrarei, sempre. Você continua no mesmo lugar de antes, só um corpo se foi; embora não possa alegrar um pouco mais meus dias com sua presença, meu coração está repleto de você, e do que levarei para a vida inteira. Você disse para eu nunca lhe abandonar, seja lá o que ocorresse na vida, bom, meu coração está com você para sempre. Espero que nesse momento, e em todos os outros futuros, como os passados da vida na terra, você possa sentir todo o meu amor e  agradecimento por ter alguém tão especial em minha vida, pois você ainda vive para mim, mesmo que não em carne!













Obrigada, padrinho! Obrigada, melhor sábio amigo!  Estou lhe jogando o isqueiro; agarrou? Acho que o cigarro aí do céu não mata!

Nenhum comentário: